O eflúvio telógeno é uma condição dermatológica comum que afeta o ciclo de vida do cabelo, resultando em uma perda de cabelo temporária e difusa dos fios. Vamos abordar essa condição em tópicos específicos para facilitar a compreensão.
O que é
O eflúvio telógeno ocorre quando há um aumento no número de folículos capilares que entram na fase telógena (fase de repouso/queda do folículo) do ciclo de crescimento do cabelo, levando a uma perda de cabelo notável , e às vezes assustadora. Normalmente, 85-90% dos cabelos de uma pessoa estão na fase anágena (crescimento) e apenas 10-15% na fase telógena. No eflúvio telógeno, essa proporção muda, podendo chegar até cerca de 25% dos fios em fase telógena, levando a mais queda de cabelo do que o normal.
O eflúvio telógeno pode ser desencadeado por vários fatores, incluindo:
O eflúvio telógeno pode ser desencadeado por vários fatores, incluindo:
Estresse físico ou emocional significativo
Eventos como cirurgias, acidentes, doenças comuns ou graves e até perda de um ente querido podem precipitar o eflúvio telógeno. Vale lembrar que, a falta de hábitos saudáveis de alimentação, ingesta hídrica e sono inadequados , a longo prazo podem perpetuar o quadro de Eflúvio.
Coleta de Tecido
Três pequenas amostras de tecido são coletadas do couro cabeludo , sob anestesia local. A região escolhida pelo médico , contém folículos pilos saudáveis e que não sofreram ação androgênica.
Alterações hormonais
Mudanças hormonais associadas à síndrome do ovário policístico (SOP) ,gravidez ou parto, menopausa ou problemas de tireoide podem causar essa condição.
Deficiências nutricionais
Falta de nutrientes essenciais, como ferro, zinco, vitamina D e vitaminas do complexo B, podem contribuir para a perda de cabelo.
Medicamentos
Alguns medicamentos, incluindo beta-bloqueadores, anticoagulantes e retinoides, podem induzir o eflúvio telógeno.
Doenças crônicas
Condições como Diabetes Melitus descompensado, doenças autoimunes como Lúpus, doenças infecciosas podem estar relacionadas à perda de cabelo
Sintomas
O principal sintoma do eflúvio telógeno é o aumento da queda de cabelo, geralmente notado ao lavar, pentear ou passar a mão pelos cabelos. O cabelo pode parecer mais fino, e co uma rarefação difusa, eventualmente mais evidente em regiões temporais ( entradas), e raramente ocorre um quadro como da calvície completa. O couro cabeludo normalmente parece normal, sem sinais de vermelhidão, escamação ou cicatrizes. È uma condição transitória e um dos principais motivos de consulta com o tricologista.
Diagnóstico
O diagnóstico de eflúvio telógeno é frequentemente clínico, baseado na história médica e no exame do padrão de queda de cabelo. Exames adicionais podem incluir:
Teste de tração
Leve tração é aplicada a um feixe de cabelos para ver quantos são facilmente removidos.
Tricoscopia /Dermatoscopia do couro cabeludo
Um exame detalhado do couro cabeludo com um dermatoscópio ou tricoscópio pode ajudar a excluir outras condições.
Exames de sangue
Podem ser feitos para descartar deficiências nutricionais, problemas de tireoide ou outras condições médicas subjacentes. Geralmente , são solicitados.
Tratamento
O tratamento do eflúvio telógeno visa abordar a causa subjacente. Uma vez que o fator desencadeante é resolvido, o cabelo geralmente volta a crescer:
Correção de deficiências nutricionais
Uma dieta equilibrada ou suplementos podem ser recomendados.
Ajustes de medicação
Se um medicamento estiver causando a queda de cabelo, o médico pode ajustar a dose ou mudar para outra medicação. Otimizar os medicamentos das terapias crônicas também se faz importante.
Tratamento de condições médicas
Doenças subjacentes devem ser tratadas adequadamente, e controladas da melhora forma.
Cuidado com o estresse
Técnicas de gerenciamento de estresse , como seguimento com psicólogo , e aconselhamento podem ser benéficos. Assim como ajustes do sono e realização de atividades físicas.
Realização de procedimentos capilares
adequados e prescritos pelo tricologista , e terapias capilares direcionadas.
Curiosidade:
Você sabia que após o COVID , muitas pessoas evoluíram com quadros de Eflúvio Telógenos intensos e extensos? O fio de cabelo quando cai na fase telógena apresenta na sua borda proximal, uma nodulação branca , vista a olho nú, que muitos pensam ser a “raiz” do cabelo, porém trata-se de uma porção da haste capilar , chamada de bainha externa e felizmente , a matriz capilar no Eflúvio está preservada e pronta para produzir um fio novo.
O apoio de um dermatologista / tricologista é crucial no diagnóstico e tratamento do eflúvio telógeno, garantindo uma abordagem personalizada para cada paciente.
Esse website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.